Terapia da Fala Solicite aqui mais informações

 

 

QUEM É O TERAPEUTA DA FALA?

 

Terapia da Fala

O terapeuta da fala é o profissional de saúde (técnico de diagnóstico e terapêutica) responsável pela prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico da comunicação humana e da deglutição, bem como de perturbações coassociadas.

O terapeuta da fala pode efetivamente fazer a diferença ao longo de todos os ciclos de vida humana, pelos mais diversos motivos e nas mais variadas etapas.

 

 

Terapia da Fala

QUAL A FINALIDADE DO ACOMPANHAMENTO EM TERAPIA DA FALA?

 

O principal objetivo do terapeuta da fala é a promoção de uma qualidade comunicativa funcional para propiciar uma melhor qualidade de vida ao utente, nos eixos pessoal, social, académico e/ou profissional.

 

 

QUAIS AS ÁREAS DE INTERVENÇÃO DE UM TERAPEUTA DA FALA?

 

O terapeuta da fala é o profissional de saúde habilitado para acompanhar do ponto de vista clínico qualquer pessoa que apresente perturbação ou necessidade de otimização numa ou mais das seguintes áreas:

 

Terapia da Fala

- Linguagem oral;

- Linguagem escrita;

- Fala (articulação verbal);

- Voz;

- Fluência;

- Deglutição;

- Mastigação;

- Comunicação;

- Interação Social;

- Estética facial.

 

No recém-nascido, o terapeuta da fala pode ter um papel fulcral no crescimento e desenvolvimento harmonioso do bebé prestando cuidados e facultando indicações ao nível de questões relacionadas com a alimentação e a comunicação.

 

Na criança de idade pré-escolar, a intervenção deste profissional de saúde visa promover competências linguísticas, vocais e comunicativas ou intervir nas suas respetivas perturbações. Destaca-se, nesta etapa de vida, muitos acompanhamentos com casos de crianças que apresentam alterações/perturbações ao nível da articulação dos sons da fala e da linguagem oral (compreensão e expressão).

 

Na criança de idade escolar e jovens, destaca-se o papel deste profissional ao nível das perturbações da linguagem escrita, potencialização da comunicação e em perturbações da fluência (gaguez).

 

Na idade adulta, o foco de intervenção do terapeuta da fala são as perturbações da linguagem adquiridas (por lesão cerebral, principalmente), perturbações vocais e da deglutição/mastigação. Na última década, também se tem verificado um papel preponderante deste profissional na promoção de competências comunicativas e vocais em profissionais das mais diversas áreas que procuram o terapeuta da fala para otimizar e rentabilizar a sua performance no contexto laboral.

 

 

QUANDO DEVE CONSULTAR UM TERAPEUTA DA FALA?

 

Terapia da Fala

 

Não há uma idade definida para consultar um terapeuta da fala. Nem tão pouco é necessário ter um problema ou uma doença para procurar a ajuda deste profissional de saúde.

 

A Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala recomenda que deve consultar um terapeuta da fala sempre que sentir que a sua forma de comunicar ou falar condiciona a sua vida social, académica e/ou profissional. Por outro lado, também é recomendado que consulte um terapeuta da fala se sentir ansiedade e/ou dúvidas face ao desenvolvimento linguístico/comunicativo do seu filho.

 

Na verdade, só consultando um terapeuta da fala é que poderá compreender o que é “normal/saudável” e “patológico” do ponto de vista da comunicação/linguagem/fala/áreas afins. Este profissional indicar-lhe-á os procedimentos mais favoráveis ao caso em questão, tentando esclarecer com fundamento todas as dúvidas, questões e solicitações do utente ou, eventualmente, do seu tutor/cuidador.

 

 

COMO RECONHECER UM TERAPEUTA DA FALA QUALIFICADO?

 

Um terapeuta da fala só pode exercer a sua profissão se tiver efetuado registo (que é obrigatório) na Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) que reconhece o seu título profissional através da emissão de uma cédula profissional. Este título só é concedido pelo facto do terapeuta da fala ser um profissional com formação académica de nível superior em Terapia da Fala, pelo que, não há nenhum outro profissional com competência para exercer a profissão.

 

Não menos importante, embora não obrigatória, é a inscrição do terapeuta da fala na Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala (APTF). Um terapeuta da fala que seja membro associado da APTF distingue-se por comprometer-se honrar e cumprir o seu código ético e deontológico e o regulamento disciplinar da associação que rege o exercício da profissão, considerando normas próprias e internacionais de conduta.

 

 

ONDE PODE ENCONTRAR UM TERAPEUTA DA FALA?

 

O terapeuta da fala pode exercer a sua profissão em regime de contratação ou de prestação de serviços. Pode ainda fazê-lo sozinho ou integrado numa equipa multidisciplinar. É mais frequente encontrar este profissional em:

 

- Hospitais públicos e privados;

- Unidades de Saúde Familiar (centros de saúde);

- Clínicas privadas;

- Instituições Sociais;

- Creches/jardins de infância/colégios;

- Escolas e unidades de referenciação de multideficiência, autismo e surdez;

- Empresas;

- Centros de reabilitação;

- Unidades de cuidados continuados/paliativos.

 

 

O QUE ACONTECE DA PRIMEIRA CONSULTA À ALTA CLÍNICA?

 

Terapia da Fala

Na primeira consulta é iniciado o processo de avaliação que inclui uma entrevista ao utente/tutor e, geralmente, a aplicação de um ou mais testes de avaliação (padronizados ou não) consoante as áreas perturbadas e/ou sintomas/informações relevantes recolhidas na entrevista clínica. Todos os dados da entrevista são fundamentais para o correto diagnóstico e consequente acompanhamento terapêutico. Relatórios clínicos de outros profissionais e/ou de exames de diagnóstico complementares previamente realizados devem ser facultados/mostrados ao terapeuta da fala nesta primeira consulta.

 

No final do processo de avaliação, o terapeuta da fala faculta-lhe o relatório clínico realizado a partir dos dados recolhidos, quer da entrevista, quer da aplicação de testes. A partir daqui, e caso haja necessidade de acompanhamento/intervenção em Terapia da Fala, é delineado um programa terapêutico individualizado que é explicado a todos os membros envolvidos neste processo. As sessões terapêuticas têm uma duração média de 45 minutos, sendo a frequência do acompanhamento variável de caso para caso. A tomada de decisão relativamente à alta clínica acontecerá após o cumprimento dos objetivos terapêuticos inicialmente estabelecidos, uma vez que estes serão alvo de constante reavaliação ao longo do processo terapêutico.

 

Destaca-se que grande parte do sucesso terapêutico da maioria dos casos acompanhados em Terapia da Fala depende fortemente do envolvimento de todos os parceiros comunicativos no processo terapêutico.

 

 

PORQUE É QUE A COMUNICAÇÃO É TÃO IMPORTANTE PARA O TERAPEUTA DA FALA?

 

Terapia da Fala

 

É impossível não comunicar, mesmo que a comunicação seja condicionada de alguma forma, pois estamos sempre a transmitir algo aos outros (em reciprocidade), mesmo que seja, simplesmente, o facto de não querermos comunicar. Se pensarmos que a comunicação não-verbal representa 80% do que expressamos e a comunicação verbal representa apenas 20%, podemos afirmar que todo e qualquer ser humano tem a potencialidade de comunicar. Esta é a ideia-chave na qual o terapeuta da fala baseia todo o seu trabalho. Peça a peça, a comunicação e as áreas a si associadas podem ser trabalhadas, modificadas, desenvolvidas e/ou otimizadas por este profissional de saúde perante essa necessidade.

 

 

A NOSSA EQUIPA DE TERAPEUTAS

- Patrícia Morgadinho

- Renata Ferraria

- Mariana Oliveira

 

 

 

 

Informações adaptadas de documentos oficiais da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala (2014) por: David Guerreiro e Patrícia Morgadinho (terapeutas da fala, colaboradores no Espaço Crescer).

 

partilha  
Facebook Twitter Google LinkedIn Email
         

Espaço Crescer - Psicologia e Desenvolvimento

 

Morada
Rua da Igreja nº 29B, 2865-061 Fernão Ferro, Seixal
 
Telemóvel
933 600 388
 
E-Mail
geral@espaco-crescer.com
 
Redes Sociais
FacebookGoogle+ Twitter
 
Como chegar até nós
Google Maps
Coordenadas GPS: 38.563905,-9.09188
 
Horário para Marcações
Segunda a Sábado, 10h-13h e 15h-20h
 
Atendimento Mediante Marcação Prévia
 

Pedido de Informação

 

 

Nome*
Email*
Assunto*
Mensagem*
Clique para se inscrever na Newsletter Espaço Crescer
 

Psicologia

 

 

 

Avaliação Psicológica

 

 

Avaliação Psicológica de Condutores

 

 

Psicologia do Adulto e da Criança

 

 

Psicoterapia

 

 

 

 

Outras Especialidades

 

 

Terapia da Fala

 

 

Homeopatia

 

 

Aluguer de Gabinetes e Salas