Terapia da Fala
Avaliação e Diagnóstico
O processo de avaliação em Terapia da Fala no Consultório Espaço Crescer é um processo completo e detalhado. A primeira consulta contempla a realização da anamnese aos pais da criança. As consultas de avaliação seguintes integram a aplicação de provas formais e tarefas de avaliação à criança, conforme os dados recolhidos na primeira consulta de avaliação e os objetivos combinados com os pais. A consulta final do processo de avaliação inclui a entrega do relatório clínico aos pais, a apresentação dos respetivos resultados e, se aplicável, a conclusão do diagnóstico clínico.
Intervenção
O processo de intervenção em Terapia da Fala no Consultório Espaço Crescer é um processo estruturado, baseado na aplicação do plano de intervenção delineado para cada caso em específico, tendo por base a avaliação realizada e os objetivos combinados com os pais. Inicia-se com uma primeira consulta de intervenção indireta realizada com os pais. Segue-se a realização de consultas de intervenção direta com a criança e, de acordo com a especificidade de cada caso, se aplicável, também com os pais. A frequência do acompanhamento é definida pelos pais no início do processo terapêutico, de acordo com a disponibilidade de todos os envolvidos e as características inerentes ao tipo de intervenção a aplicar. As consultas podem ser realizadas nas instalações do Consultório, mas também em contexto educacional, domiciliar ou à distância (por videochamada), desde que garantida a disponibilidade de todos os envolvidos e reunidas todas as condições de qualidade. No decorrer do processo terapêutico, a Terapeuta fornece aos pais um feedback das consultas de intervenção e realiza continuamente intervenção indireta com os mesmos, de acordo com as características do plano de intervenção, e, sempre que necessário, também com os profissionais de saúde e/ou de educação que acompanham o desenvolvimento da criança, se os pais consentirem.
Reavaliação
Ao longo do processo terapêutico, no Consultório Espaço Crescer, após um período de intervenção significativo, dependendo das especificidades de cada caso, são realizadas reavaliações em Terapia da Fala à criança, no sentido de se averiguar formalmente as evoluções obtidas e, assim, se atualizar/redirecionar o seu plano de intervenção e/ou ponderar a redução/interrupção do acompanhamento. Cada reavaliação termina com uma consulta de reavaliação realizada com os pais, a qual tem como objetivos a entrega do novo relatório clínico e a apresentação dos respetivos resultados.
Programa da Estimulação da Consciência Fonológica
A criança aprende a falar naturalmente, mas
aprender a ler e a escrever exige um ensino formal. No entanto, existe uma
estreita relação entre a linguagem oral e a linguagem escrita, uma vez que
para lermos transformamos as letras em sons e para escrevermos transformamos os sons da fala em letras.
Avaliação para Compreender as Dificuldades na Leitura e na Escrita
Durante a escolaridade, é esperado que a criança passe pela etapa da
alfabetização (aprendizagem do mecanismo de leitura e de escrita) e, posteriormente, pela etapa da
literacia (desenvolvimento contínuo das suas competências de leitura e escrita).