Blog Layout

Afasia: Sabe o que é?
Mónica Monteiro, Terapeuta da Fala no Espaço Crescer • dez. 13, 2019

O que é a afasia? 

A afasia é uma perturbação adquirida da linguagem resultante de uma lesão cerebral, geralmente localizada no hemisfério esquerdo. Esta patologia pode comprometer vários aspetos da comunicação, nomeadamente, a compreensão oral, a expressão verbal, a leitura, a escrita e o cálculo.

A afasia pode ter um impacto preponderante na qualidade de vida da pessoa, pois, além de afetar a linguagem, pode causar limitações físicas e dificuldades na noção de identidade, na autoestima e nas relações sociais e afetivas.

Segundo a literatura, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a causa mais frequente da afasia. No entanto, esta patologia também pode ser causada por traumatismos cranianos, tumores cerebrais e doenças infeciosas.

Características da Afasia


A afasia pode manifestar-se de várias formas, dependendo da gravidade e localização da lesão, mas também da personalidade, inteligência, educação e hábitos do paciente. Por esse motivo, não existem duas pessoas que sofram de afasia da mesma forma.


Seguem algumas características que uma pessoa com afasia pode apresentar:

  • Dificuldades na fala ou ausência total da mesma;
  • Dificuldade em nomear nomes, cores, números, objetos, formas e/ou letras;
  • Trocas e repetições de palavras na linguagem oral (parafasias);
  • Alterações na compreensão da linguagem oral e escrita;
  • Dificuldades ao nível da repetição de palavras e frases;
  • Dificuldades na resolução de cálculos (acalculia);
  • Dificuldades em articular corretamente as palavras;
  • Alterações na entoação vocal (prosódia), ritmo lento e esforço vocal;
  • Dificuldade em iniciar ou manter uma conversa e em relatar factos;
  • Dificuldades de memória;
  • Perda da capacidade de leitura e escrita.

Tipos de Afasia


A afasia A afasia pode ser considerada como fluente (discurso produzido sem esforço e com débito normal) ou não fluente (discurso produzido com esforço e débito reduzido).


Entre as afasias não fluentes, incluem-se: a Afasia de Broca, a Afasia Transcortical Motora, a Afasia Transcortical Mista e a Afasia Global; e entre as afasias fluentes, incluem-se: a Afasia de Wernicke, a Afasia Transcortical Sensitiva, a Afasia de Condução e a Afasia Anómica.


O nome das afasias é dado de acordo com a área (ou áreas) da lesão cerebral. A classificação depende da avaliação de quatro parâmetros da linguagem oral específicos: a fluência do discurso, a nomeação de objetos, a compreensão oral e a repetição de palavras.


O quadro abaixo ilustra os vários tipos de afasia e as suas principais características


Factores de Risco da Afasia

Segundo Owens, Metz & Haas (2003), existem alguns fatores de risco que poderão conduzir ao AVC e, consequentemente, ao quadro de afasia, nomeadamente: hábitos tabágicos, abuso de álcool, dieta pobre, hipertensão, colesterol alto, diabetes, obesidade, stress, inatividade e idade avançada.

Como Comunicar com uma Pessoa com Afasia?

Seguem algumas orientações que poderão ajudar os familiares e os amigos a melhorar a forma de comunicar com a pessoa com afasia e que, consequentemente, contribuirão para a sua reabilitação:

  • Procure deixar a pessoa com afasia falar, não termine as suas palavras ou frases a não ser que ela peça;
  • Procure falar de forma calma e clara e evite locais com ruído;
  • Tente evitar o isolamento para que a pessoa não se sinta incapacitada;
  • Promova a independência, levando-a a participar em pequenas decisões que lhe dizem respeito (ex.: escolher a roupa, a comida);
  • Procure certificar-se que a sua comunicação está a ser bem-sucedida e, se necessário, utilize outros meios de comunicação, como por exemplo o desenho ou os gestos;
  • Utilize algumas imagens simples, fotografias de locais ou pessoas próximas da pessoa com afasia, para que ela possa apontar e assim minimizar as suas dificuldades de comunicação;
  • Evite superprotegê-lo: é um adulto e deve ser tratado como tal. Se fizer por ele não o ajuda a desenvolver as suas capacidades.

A Importância da Terapia da Fala na Reabilitação da Afasia


Num caso de afasia é necessário considerar o tipo, a localização, a etiologia e o tamanho da lesão cerebral, assim como os fatores individuais de cada pessoa (ex.: idade e dominância manual).


O diagnóstico de afasia é realizado pelo Terapeuta da Fala e, em função da avaliação, é delineado um plano de intervenção que terá como principais objetivos maximizar a comunicação e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida do paciente.


O Terapeuta da Fala, através de diversos métodos e estratégias, ajuda o paciente a melhorar as suas capacidades comunicativas e, se necessário, a desenvolver métodos alternativos de comunicação, de forma a que seja recuperada alguma autonomia e exista um aumento da funcionalidade nas atividades do quotidiano. Além disso, indiretamente, o Terapeuta intervém também junto da família e dos cuidadores, no sentido de aumentar a sua compreensão sobre a patologia e de fornecer estratégias que facilitem a comunicação com o paciente.

Bibliografia

  • Caldas, A. C. (2000). A herança de Franz Joseph Gall: O cérebro ao serviço do comportamento humano. Liaboa: McGraw-Hill.
  • Jakubovicz, R. (2004). Avaliação em Voz, Fala e Linguagem. Rio de Janeiro: Revinter Ltda.
  • Owens, R., Metz, D., & Haas, A. (2003). Introduction to communication disorders- a life span perspective (2ªedição). Boston: Pearson Education.
  • Riper, C. V., & Emerick, L. (1997). Correcção da linguagem: uma introdução à patologia da fala e audiologia. Porto Alegre: Artes Médicas.

Exemplos de pesquisa: #psicologia, #terapiadafala, ansiedade, voz
Por Mónica Monteiro, Terapeuta da Fala no Espaço Crescer 23 nov., 2023
Atualmente, as crianças crescem rodeadas de tecnologia e utilizam-na, diariamente, acedendo ao mundo com a ponta dos dedos, estando expostas a dispositivos digitais quase desde que nascem.
Por Ana Catarina Silva, Terapeuta da Fala no Espaço Crescer 31 out., 2023
A respiração é uma função inata, vital e involuntária, cujo propósito é a troca gasosa, de forma a manter o equilíbrio entre a quantidade de oxigénio e de dióxido de carbono no sangue.
Por Mónica Monteiro, Terapeuta da Fala no Espaço Crescer 04 jul., 2022
A família desempenha um papel crucial no desenvolvimento da criança, uma vez que é através desta que se constroem pessoas adultas com uma determinada autoestima e onde estas aprendem a enfrentar desafios e a assumir responsabilidades.
Ver Mais
Share by: